domingo, 4 de novembro de 2012

CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA






         Na primeira Constituinte do Império Brasileiro, em 1823, foi feita a proposta por José Bonifácio de Andrada e Silva para o surgimento de Brasília. Tal proposta foi apresentada com o argumento de que havia uma necessidade de mudança da Capital para um ponto central do país, transferindo-a assim do Rio de Janeiro para Brasília.
      A ideia da nova capital não foi executada logo quando sugerida. O propósito fora retomado em 1934 e conservado na carta de 1946 determinando a nomeação de uma comissão de técnicos que visassem estudos localizando uma região onde fosse demarcada a nova capital, o Planalto Central.
          Por inspiração e iniciativa do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956, Foi criado a NOVACAP (Companhia Urbanizadora na Nova Capital) – empresa pública à qual foi confiada a responsabilidade e competência para planejar e executar sua construção.
       Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste foram contratadas para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek.





Nenhum comentário:

Postar um comentário